LAMA: O Crime Vale no Brasil (2019)

LAMA: O Crime Vale no Brasil 4.8

A tragédia de Brumadinho · 2019 · l · 80

Vozes amplificadas dos atingidos e atingidas direta e indiretamente a partir do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho em Minas Gerais no início de 2019.




External Links

Descrição

Na sexta-feira do dia 25 de janeiro de 2019, a barragem do Córrego do Feijão pertencente à Vale rompeu em Brumadinho - MG, espalhando um mar de lama pela região. O saldo da tragédia até agora contabilizados 248 mortos e 22 desaparecidos, além dos tantos animais soterrados pela lama - alguns sacrificados por impossibilidade de resgate - e do Rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco, totalmente contaminado.

No campo do debate são muitas as propostas e posições apresentadas, desde a reestatização da Vale, passando pela CPI da mineração até a exclusão da atividade minerária no país – sobretudo em Minas Gerais onde o quadrilátero ferrífero e o aquífero se misturam, representando um risco para os rios, logo para o abastecimento da população. O documentário se propõe a reunir as principais propostas, as percepções e a sensibilidade em torno do tema.

Este documentário de intervenção política foi produzido de forma independente, trazendo um considerável número de depoimentos de moradores da região, militantes de movimentos sociais, especialistas do tema e representantes de órgãos oficiais, além de materiais relacionados com o episódio.

Categorias: Documentários de Crítica Social, Documentários sobre Meio Ambiente

Avaliações

Avaliação média: 4.8

11 Avaliações.


Comentários

guilmour 25/1/2024

Para não esquecer. 5 anos do crime da VALE hoje.