O que é Libreflix?

Libreflix é uma plataforma de streaming aberta e colaborativa que reúne produções audivisuais independentes, de livre exibição e que fazem pensar. A ideia também é apoiar produções locais e fomentar a cultura livre.

Ela é colaborativa pois qualquer um pode adicionar uma nova produção, seja alguém que conheça uma produção assim ou até mesmo o criador do conteúdo.

Ela é aberta pois tem seu código-fonte aberto. Ou seja, qualquer um pode ver como o programa funciona por dentro e pode ajudar a melhorá-lo.

Por que o Libreflix foi criado?

A ideia do Libreflix está diretamente ligada com o conceito de cultura livre, que defende a liberdade para modificar e principalmente distribuir obras criativas. O projeto tomou forma pela necessidade de um canal que reunisse produções audiovisuais assim, que, no mínimo, pudessem ser transmitidas gratuitamente pela web sem ferir nenhum direito autoral.

Hoje, a oferta de filmes em plataformas na internet é basicamente de obras com todos os direitos reservados e que estão distribuídas entre serviços pagos de streaming ou sites com conteúdo "pirata".

Não nos opomos à esses meios. (Aliás, há estudos que mostram que a pirataria é boa para a difusão cultural, boa para a ciência e até boa para o mercado.)

Mas queremos incentivar um ambiente em que as pessoas digam: "Ei, essa produção tem direitos autorais que proíbem que ela seja reproduzida, em qualquer meio, sem a autorização expressa de seus criadores. Eu não gosto/preciso consumir esse tipo de conteúdo! Existem outras opções."

O Libreflix promove a pirataria de filmes?

Não. Por mais que defendamos o direito de todos terem acesso à cultura e a informação, queremos antes criar ambientes onde não precisemos de materiais com fortes proteções ao direitos de cópia. Todos os filmes no Libreflix precisam ter uma licença permissiva de pelos menos ser livre para exibição na internet pelo proprietário do direito autoral.

Quem ajuda a fazer o Libreflix?

O Libreflix foi inicialmente criado pelo estudante e hacktivista Guilmour Rossi, e agora é mantido por ele e incríveis voluntários desenvolvedores e testadores. Como o Kassiano Resende que fez o aplicativo para Android, ou o Matheus Mesquita que fez inúmeras contribuições ao código.

Você conhece outros projetos parecidos com o Libreflix?

Sim, há outros projetos incríveis que se você não conhece, deveria conhecer, como: PortalCurtas, Afroflix, Videocamp, CurtaDoc...

Onde eu posso conversar sobre o Libreflix?

Você pode conversar sobre o Libreflix no nosso pequeno grupo de Telegram para discussões rápidas. Se tiver ideias de novas abordagens não deixe de se juntar às nossas discussões no repositório do NotaBug. No twitter, somos @libreflix e você pode usar a hashtag #libreflix.

Como eu posso ajudar o Libreflix?

O Libreflix é construído em comunidade e seria incrível contar com a sua ajuda. Você pode ajudar com:

  • Desenvolvimento: Se junte ao grupo de desenvolvimento no NotaBug.

  • Indicação de Filmes: submeta produções ao catalógo no página Adicionar Produção.

  • Seja um moderador de conteúdo: entre em contato para ser um moderador de conteúdo e ajudar a editar as informações das produções.

  • Financeiramente: ajude a arcar com gastos nos servidores doando em nossa página no Acredito.me

  • Espalhando a palavra: divulgue, discuta e converse com seus amigos sobre a plataforma e a importância da transmissão livre para uma sociedade melhor. Siga nas redes sociais convencionais - twitter, instagram, facebook, telegram.



✎ Editar | ⛁ Versões