Expedição Xingu: Um Rio, Um Povo, Uma Floresta(2017)

Expedição Xingu: Um Rio, Um Povo, Uma Floresta 4.7

A História da Primeira Atravessia de Caiaque dentro do Parque Indigena do Xingu · 2017 · l · 28

Fomos a 1º Equipe (em 50 anos) a atravessar em caiaque toda a extensão do Rio Xingu (420 km) dentro do Parque Indígena do Xingu.



Descrição

Parque Indígena do Xingu (PIX) é considerado o maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo. Com uma área de mais de 2,6 milhões de hectares ou mais de 26.000 quilômetros quadrados (quase o tamanho do estado do Alagoas), é o 2º Maior Parque Nacional do país, e sofre uma série de ameaças, como o desmatamento e a operação da Usina Belo Monte, que é 3º Maior Hidrelétrica do Mundo.

Fomos a 1º Equipe (em 50 anos) a atravessar em caiaque toda a extensão do Rio Xingu (420 km) dentro do Parque Indígena do Xingu.

Quando Realizamos: Julho à Agosto de 2015.

Qual foi nosso objetivo: Documentar a vida dos povos do xingu, e a beleza natural da região, antes da Usina Belo Monte fechar suas comportas, o qual ocorreu em novembro de 2015.

Como Realizamos: Travessia em caiaque duplo oceânico, remando mais de 400 Km, em 25 dias de expedição com equipe de filmagem e fotografia, passando por mais de 17 aldeias ao longo do caminho, com pernoites no meio da mata e pernoite em algumas aldeias do PIX.

A Equipe: Marcelo Figueiral - Idealizador e Coordenador do Projeto.
Bruno Gallerani - Fotógrafo.
Vinicius Ferreira - Fotógrafo
Danilo Custodio – Filmagem
William Germano - Áudio Direto
Carol Lopes - Assistente de Imagem & Produção
Gustavo Zarur - Assistente de Fotografia & Gestor de Riscos

Categorias: Documentários sobre Cultura, Documentários de Geografia, Documentários Indígenas, Documentários sobre Meio Ambiente, Filmes Etnográficos

Avaliações

Avaliação média: 4.7

3 Avaliações.


Comentários

Ainda não há comentários para essa obra.