Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o documentário faz um questionamento a respeito do discurso das autoridades financeiras de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.
Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto a perversão do capital só aspira a concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, artistas e intelectuais lutam para transformar o mundo levantando temas como o fim dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o consumo. A arte se converte em ferramenta de mudança social provocando discussões que não interessam aos 1% mais ricos.
Entrevistamos o cineasta Costa-Gavras; Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; os intelectuais Maria José Fariñas Dulce (Universidade Carlos III, Espanha) Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra), entre outros.
Ficha Técnica:
Direção: Silvio Tendler
Produção Executiva: Ana Rosa Tendler Produção: Maycon Almeida
Assistente de Produção: Dayane Hamada Diretora Assistente: Lilia Souza Diniz
Roteiro: Silvio Tendler
Fotografia: Lúcio Kodato, Maycon Almeida, Tao Burity
Edição: Francisco Slade
Coordenação de Pós-Produção: Tao Burity
Assistente de Pós-Produção: Taynara Mello
Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim
Videografismo: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Festivais:
Melhor Filme Documentário Festival do Rio/2017
Seleção Oficial do Festival de Havana/2017
Melhor Filme Documentário - Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/2018
11 Avaliações.
Filme maravilhoso!!! No filme que assisti anteriormente teci um comentário revoltado com relação às legendas do site, mas aqui elogiarei. A legenda está ótima aqui. Diferente das demais, a desse filme não parece ter sido feita no Google Translate e jogada de qualquer jeito no filme sem qualquer revisão. Talvez por se tratar de uma legenda fixa que já tenha vindo com o filme, mas, de qualquer forma, muito boa.
robertagore1991 1/4/2023
Esclarecedor demais! É tão realista que fica fácil entender a situação da loucura e da cegueira da classe média brasileira . Evidencia a maneira como as grandes corporações dominam o país e submetem o poder político a elas.