Conversa Fiada(2017)

Conversa Fiada 4.7

2017 · 12 · 30

A história de 15 mulheres fiadeiras deste profundo que encontram no tear o resumo da trama inteira da existência. Mulheres sertanejas e protagonistas de um mergulho pelas questões atuais de igualdade e diversidade de gênero na busca pela potência de ser mulher no mundo de hoje.




External Links

Descrição

Fruto de dois anos de pesquisa respaldada pela parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o filme percorre o fio das fiadeiras, tingideiras e tecedeiras do sertão de Minas Gerais, também cenário da saga Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.

Apresentação:
Conversa Fiada surgiu com um foco básico de acompanhar cinco regiões especiais do noroeste de Minas Gerais, no Vale do Urucuia, que sediam as últimas estruturas remanescentes de produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil. Ao passo de uma pesquisa prévia de dois anos, respaldada pela parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), redescobrimos todo o sentido da "trama" que escolhemos acompanhar. Aparentemente com o foco no tear e na tessitura prática, acabamos encontrando uma colcha inteira já pronta de denúncias históricas no âmbito doméstico contra o poderio machista dos homens sertanejos. Mulheres que decidiram romper o silêncio histórico e opressor ainda vigente para se auto-afirmar verdadeiramente viva e "prazerada" num mundo onde as estruturas de referências dominantes caem por terra - terra esta vermelha, sanguínea, onde brotam os algodões e que adubam o terreno por onde nasce o princípio de toda a potência declarada por elas: o tissume.

Conversa Fiada abre e inaugura discussões num ambiente essencialmente feminino de um Brasil profundo e muitas vezes desconhecido. Neste momento atual sócio-político de sensibilização e (r)existência, é mais do que urgente apoiarmos produções que atuam na luta do simbólico, apostando na produção de novas frentes de atuação na vida prática através da arte das narrativas, o cinema documentário. Filmes com uma causa e com uma luta clara (zero entretenimento vazio).

Por fim, este filme traz a chance de levar para o mundo a voz e o desabafo, a resignação e a prontidão afirmativa dessas mulheres na busca de si e das melhores condições de vida. É um respeito declarado, um silêncio marcado, e uma narrativa que não apresenta vítimas, mas sim, protagonistas. Assim calamos para que elas falem.

Entre em contato conosco:

Dinalva Ribeiro - dinalvadr@gmail.com
Diego Zanotti - dizpsi@gmail.com / instagram: @diegozanotti / www.diegozanotti.com

Categorias: Documentários Acadêmicos, Documentários sobre Cultura

Avaliações

Avaliação média: 4.7

11 Avaliações.


Comentários

aiko 24/7/2023

perfeitas.


juliabeck 9/5/2022

SUPERRECOMENDO. Amei.Inspirador! Maravilhoso. Elas maravilhosas!!! Fiquei com vontade de entrar dentro do filme e entrar naquela roda alegre de sabedoria!


alinecsfonseca 19/7/2021

Fantástico ! Obrigada por essa produção


Cauac 7/9/2020

poético, profundo, tocante.... inspiradoras!! lindeza demais!


rederaspibery@gmail.com 20/3/2020

parabéns pela produção, mulheres guerreiras de fibras representam o nosso pais!


laudiacs 3/12/2019

Adorei essas mulheres, exemplo de coragem e determinação, amor e poesia no seu oficio e nos afazeres do dia a dia.