Lula: Bastidores da Vitória(2022)

Lula: Bastidores da Vitória 4.8

2022 · l · 30

Em um documentário emocionante de Luciana Sérvulo da Cunha, "Lula - Bastidores da Vitória", traz um retrato único e inédito de um dos momentos mais emocionantes e felizes da história da esquerda na América Latina, a eleição de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República do Brasil, em 27/10/2002.



    Direção

    Luciana Sérvulo Da Cunha

  • País de Origem
  • Brazil
  • Cidade de Origem
  • São Paulo
  • Estado de Origem
  • São Paulo
  • Aúdio
  • pt
  • Legendas
  • pt
  • Produção
  • Bharati Produções Artísticas, Luciana Sérvulo Da Cunha
  • Edição
  • Pedro Bronz, Daniel Garcia

Descrição

Em um espaço reservado a uma quadra da avenida Paulista, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, a apuração dos votos era acompanhada por correligionários do Partido dos Trabalhadores, imprensa nacional, internacional, amigos, familiares e delegações estrangeiras.

Em seu primeiro filme, a documentarista Luciana Sérvulo da Cunha revela os acontecimentos do dia, registrando de forma exclusiva o momento histórico no hotel e nos fundos do palanque na Paulista. A sala de imprensa, a movimentação dos amigos, os responsáveis pela campanha, e o clima de expectativa para uma grande alegria que se confirmaria com a declaração de Alexandre Garcia, na TV Globo, às 21h19: "O candidato Lula está matematicamente eleito à Presidência da República Federativa do Brasil”. A emoção toma conta.

Intercalando cenas do passado de Lula nas assembléias de trabalhadores no ABC, no palanque das Diretas Já, ao lado de Tancredo Neves e Ulysses Guimarães, com os votos dos candidatos Serra e Lula naquele segundo turno; a divulgação das parciais pelo TSE, e as primeiras manifestações de amigos e correligionários que logo participariam da transição e se tornariam ministros, o documentário Lula - Bastidores da Vitória capta a emoção da entrada do presidente eleito no hotel, as primeiras declarações, e a sua chegada na Avenida Paulista, onde é recebido por 100 mil pessoas, segundo a PM; e 380 mil, segundo a CUT.

Durante a execução do hino nacional, com o público voltado ao palco onde estavam o presidente eleito Lula, a futura primeira dama Marisa Letícia, e um sorridente vice-presidente eleito, José de Alencar, o documentário homenageia alguns dos fundadores do PT já falecidos, lembrando seus nomes e rostos no momento em que se realizava um sonho comum, ou em que "a esperança vencia o medo”, como ficou conhecida a campanha liderada pelo publicitário Duda Mendonça.

As cenas da posse em 1º de janeiro de 2003, em Brasília, sugerem um clima nostálgico e atual, considerando declarações sobre um futuro que se concretizou, de que o Brasil iria para um patamar internacional onde jamais esteve; e ideias ainda tão válidas, de que “todas as forças do país interessadas na mudança, comprometidas com este processo, devem se juntar e é muito importante que haja um grande acordo nacional com as forças progressistas do país”, como disse o então deputado federal Aloizio Mercadante, na noite histórica de 2002. Nos 30 minutos do filme, e nos quase 20 anos que nos separam, o tempo voa. E reacende, novamente, a chama da esperança.


Lula - Bastidores da Vitória
Duração: 30 minutos

DIREÇÃO E PRODUÇÃO Luciana Sérvulo da Cunha
FOTOGRAFIA
Vitor Paolozzi
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Luciana Lopes e Emílio Gallo
EDIÇÃO
Pedro Bronz
Daniel Garcia
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Marília Frias
Priscila Servulo
TRILHA ORIGINAL
Wagner Tiso com participação da Orquestra Sinfônica da Petrobras.
UMA PRODUÇÃO
Bharati Produções Artísticas
APOIO CULTURAL
Trem Mineiro

Categorias: Documentários de História, Documentários de História Brasileira, Documentários Independentes, Documentários de Política

Avaliações

Avaliação média: 4.8

6 Avaliações.


Comentários

soniamaia 23/8/2022

Grata por registrar este momento. Histórico!


sersans 16/8/2022

Parabéns! Registro histórico !


Yara 14/8/2022

Emocionante!!!